sexta-feira, 24 de maio de 2013

Dia do Telégrafo - Tão longe, tão perto


A necessidade e o desejo do homem de se comunicar com urgência, superando a distância que possa existir entre um e outro, foi, no passado, um sonho e um obstáculo difícil de transpor. Ah, se o soldado grego Filípedes (490 a.C.) pudesse usar o Skype ou o Facebook! Ele não teria morrido exausto após correr aqueles 40 quilômetros entre Marathónas e Atenas. Além de dar o recado, ainda poderia usar a webcam para mostrar a cara de alegria dos seus parceiros depois de terem vencido os persas.
Antiga sede dos Correios e Telégrafos em Porto Alegre. Foto: Cléo Velleda, BD, 23/3/1993

Entre a época de Filípedes e os dias de hoje, uma solução intermediária quebrou o galho, durante muito tempo: o telégrafo. Samuel Morse (1791 – 1872) inventou o código (que leva seu nome) e, emitindo impulsos eletromagnéticos, passou mensagens, na metade da década de 1830, de um ponto a outro. Foi uma revolução nas comunicações.
Foto: arquivo pessoal

A foto acima, enviada por Henrique Pires, mostra o grupo de telegrafistas que atuava na estação férrea de Pedras Altas, junto ao castelo de Assis Brasil, nos anos 1930. O que está à direita, sentado com a mão no telégrafo, é Sérgio Flor Gomes Medeiros, avô de Henrique, que lembra ainda outros telegrafistas brasileiros famosos, como Juscelino Kubitschek (JK) e o compositor Lamartine Babo. Vivam os telegrafistas em seu dia!
Uma sede da Western Union, pioneira empresa telegráfica americana. Foto: AP, BD

Envelope de telegrama da empresa. Foto: reprodução

(colaborou Henrique Pires)

0 comentários:

Postar um comentário

Sua mensagem será exibida após verificação.

Blogger templates