sábado, 13 de julho de 2013

Dia Mundial do Rock

Dia 13 comemora-se o Dia Mundial do Rock. A data foi escolhida para homenagear um mega evento chamado Live Aid, que aconteceu nesta data em 1985. O músico Clenilson Batista, que criou há mais de 30 anos uma das primeiras bandas do estilo musical no estado, o Grupo Capú, relembra a história do rock acreano.
O grupo que surgiu no final da década de 70 e início de 80, com os irmãos Clenilson e Clevisson, carregando letras cheias de mensagens poéticas e surrealistas. Sua trajetória musical é marcada por participações em projetos como Pixinguinha, Brasileirinho, Circo Voador (RJ), teatros, festivais, além dos shows em Rio Branco na década de 80.
"Naquela época era muito difícil, faltava instrumento, faltava aparelhagem. A gente fazia porque amava. Rock é uma coisa que está na veia", lembra. Ele afirma que naquela época já haviam muitas pessoas que gostavam do estilo música, mas o Grupo Capú foi um dos primeiros a compor e se apresentar em show. "O primeiro rock que tocamos foi no Festival Acreano de Música Popular, o FAMP. A música se chamava S.O.S, que depois foi gravada pelos Los Porongas", conta o músico.
O músico afirma que às vezes era possível encontrar nas chamadas discolândias, lojas de discos da época, alguns produtos dos ídolos da época, mas as principais referências musicais chegavam através de revistas. "Tinha uma, que se chamava revista Pop, que era onde pegávamos informações de todas as bandas, do que estava acontecendo no rock do mundo e do Brasil. Era uma das poucas fontes que tínhamos", falou.
Para Clenilson, mesmo com a popularidade de outros estilos musicais, existem espaços em Rio Branco especializado em rock. Porém, para o músico, falta rebelião. "A questão politizada da galera do rock, de contestar, acho que anda faltando um pouco", afirma.
Colaborou Thiago Rogeh, da TV Acre.

0 comentários:

Postar um comentário

Sua mensagem será exibida após verificação.

Blogger templates