segunda-feira, 15 de abril de 2013

Dia mundial do desenhista


Os Desenhistas se contentam em ter na mão um papel e um lápis, para que se sintam livres para criar. A partir daí vão surgindo rabiscos, traços e enfim belos desenhos que constituem suas obras de Arte.
Dia Mundial do Desenhista
Os mestres universais do desenho sempre veneraram o impulso do primeiro traço que se caracteriza pelo gesto sutil que leva o desenhista a se exprimir velozmente na exatidão da imagem que aos poucos vão assumindo contornos. E o mais importante nessa arte é o que revela seus traços.
O desenhista pode ser um técnico, um desenhista industrial, programador visual ou aquele que simplesmente se dedica ao desenho livre.
Dentre os desenhistas brasileiros podemos destacar Mauricio de Sousa Daniel Azulay. Mauricio, criador da turma da Mônica, descobriu seu talento ainda criança e criou personagens que conquistaram grande destaque mundial como a Mônica, o Cebolinha e Chico Bento.
Daniel Azulay criou o capitão Cipó e a turma do Lambe-Lambe.
Que acabou expandindo a área dos quadrinhos ao ganhar espaço na televisão. O programa "Turma do Lambe-lambe" foi exibido durante dez anos pelas TVs Educativa e Bandeirantes. Além de criar tais personagens, Daniel montou oficinas de desenho que hoje funcionam em sistema de franquia com várias lojas no Rio de Janeiro.
No cenário Mundial a maior expressão na arte do desenho é Portinari que durante toda a sua vida em nenhum momento abriu mão da arte do desenho.
Por todo o mundo estão espalhados museus especializados nos mestres do desenho de todas as épocas, que coletaram os croquis, os esboços e os estudos desses gênios, como forma de comprovação de como suas obras foram concebidas.

0 comentários:

Postar um comentário

Sua mensagem será exibida após verificação.

Blogger templates