BREVE HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR
“(...) pelos lugares que andei, juro que não encontrei céu assim, tão estrelado nem luar prateado como o que existe aí (...)”
LAURO VIRGÍLIO
Nada é tão comparável à nobre virtude de sonhar, quanto um “céu estrelado de luar prateado”, razão pela qual novamente valemo-nos do autor parelhense. Não seria somente esta a razão principal, mas pela simetria que parece desenhar-se em nossa mente, quando falamos de sonhos e do nosso chão. Estamos nesta vertente referindo-nos a todos os que vivem sobre ele, portadores de sonhos individuais e coletivos e que os elencam sob as lindas noites do Boqueirão.
Certamente foi sob este prisma, em meio à uma noite inebriada desta magia que alguns dos parelhenses, sustentados no propósito de que é preciso acreditar e agir, e pensando numa educação de qualidade para filhos, amigos e comunidade, idealizaram e vivificaram a Cooperativa Educacional de Parelhas, a COOEPAR.
A história da formação desta organização sócio-econômica-educacional partiu da necessidade de se renovar a prática educativa, fundada em um tripé básico:
Este suporte deu luz às idéias de fundar esta instituição. Na época, a secretária de Educação do município, Srtª Ildelita Roque, incentivou um grupo de pais a criarem-na. Seria este o pontapé inicial. Pensou-se então no local para funcionamento, o que logo encontrou-se resposta quando o então prefeito municipal Antônio Petronilo Dantas Filho, comungou com a necessidade imperiosa de se criar uma escola de boa qualidade. Com palavras de encorajamento recebeu o grupo de pais e idealizadores, cedendo um prédio que encontrava-se em fase de acabamento.
Uma longa caminhada permeada de desafios e perspectivas aguardava este grupo. Barreiras foram encontradas, mas nada que impedisse o desejo já fundado. Realizou-se uma visita à COEDUC, uma escola cooperativa de Natal, com o propósito de rebuscarmos orientações acerca desta via educacional, qual seja, o cooperativismo. Uma luz surge, quando encontramos o prof. Manoel Barbosa de Lucena, vice-presidente da Organização das Cooperativa do Estado do Rio Grande do Norte - OCERN que não mediu esforços em nos ajudar. Como um mestre, articulou a trajetória que deveria-se seguir.
No dia 01 de julho de 1994 aconteceu a primeira reunião com a participação de 21 pessoas, coordenada pelo professor Lucena. Cada reunião revelava-se como um porto de aprendizagem. As mesmas passaram a acontecer semanalmente, com o propósito de estudarmos as exigências e os cuidados preliminares àquilo que iríamos operar. O grupo foi aumentando, tecendo estes ideais dado a dado, ideia por ideia, proposta por proposta, sempre prezando pela democracia na aprovação das normas. Como proposta para associação nesta já nascida instituição, decidiu-se oportuno a aquisição de quotas-partes do capital social de valor unitário de R$ 1,00 (um real) totalizando um capital R$ 50,00 (cinquenta reais), à vista ou a prazo, em três prestações mensais. Para a primeira diretoria foi criada uma chapa única aprovada em Assembléia Geral no dia 10 de setembro de 1994, consequentemente empossada pelo professor Lucena. A diretoria ficou assim constituída, cuja gestão foi de 10/09/1994 a 28/02/1997.
PRESIDENTE – Marlene de Oliveira Silva
VICE-PRESIDENTE – Ildelita Roque
SECRETÁRIA – Maria da Salete Sizenando Azevedo Dias
TESOUREIRA – Maria da Glória Lima de Medeiros
CONSELHEIRA – Maria Terceira da Silva
CONSELHO FISCAL:
Gildete Maria da Silva Lima
Célia Maria da Nóbrega e Silva
Maria das Graças de Macedo Azevedo
SUPLENTES:
Maria Madalena da Silva
Zita Silva de Azevedo
Maria de Lourdes Castro Mendonça
No dia 13 de fevereiro de 1995, a escola abriu suas portas para receber seus 136 (cento e trinta e seis) alunos matriculados, tendo como diretora a professora Maria Terceira da Silva; como supervisora, a professora Márcia Araújo Dantas Henriques, e como secretária, a Srª. Ionete Maria de Sena. Com uma benção solene celebrada pelo Padre Geraldo Silva, concebeu-se a aula inaugural, registrada pela TV Cabugi, para viabilização no RN TV.
A história educacional iniciou-se com 02 (duas) turmas da 5ª série, 01 (uma) turma da 6ª série, 1 (uma) turma da 7ª série, 1(uma) turma de 8ª série e 1 (uma) turma do 1º ano da 1ª série do Ensino Médio.
O corpo de sócios fundadores foi constituído por:
Célia Maria da Nóbrega e Silva
Cleodomar Gregório Dantas
Eli Alves dos Santos
Gildete Maria da Silva Lima
Ildelita Roque
Ionete Maria de Sena
Maria da Glória Lima Medeiros
Maria da Salete Sizenando Azevedo Dias
Maria das Graças de Macedo Azevedo
Maria de Fátima Lourdes de Medeiros
Maria de Lourdes Castro Mendonça
Maria Edilza Medeiros de Azevedo
Maria Madalena da Silva
Maria Salete de Oliveira Bittencourt
Maria Terceira da Silva
Mariluce Soares Luciano Costa
Marlene de Oliveira Silva
Nara Núncia de Medeiros Azevedo
Rosângela Silva de Azevedo Oliveira
Tereza Maria de Azevedo Souza
Zita Silva de Azevedo
Dando concretude ao fazer pedagógico convencionou-se a constituição do primeiro corpo docente, assim constituído:
Frank Kleber de Lima
Gildete Maria da Silva Lima
Henrique Alexandre do Nascimento
Ionete Maria de Sena
Joelma Silva Marques Moreira
José Ivaldi de Morais
Márcia Araújo Dantas Henriques
Margarida de Oliveira Silva
Maria Auxiliadora de Oliveira Silva Azevedo
Maria das Graças de Macedo Azevedo
Maria do Sagrado Coração Trindade
Maria Terceira da Silva
Marlene de Oliveira Silva
Maxsuel de Araújo Silva
Nancy Azevedo de Mendonça Pereira
Neide Fernandes de Oliveira
Raniere Ronaldo dos Santos
Roberto de Azevedo Silva
Rosilda de Lima
Sebastião Ângelo dos Santos
Sebastião Gilton Dantas
Tereza Fernandes da Cruz
No ano de 1997, a escola realiza a formatura de sua 1ª turma concluinte, formada por 16 (dezesseis) alunos. O fato merece destaque, por serem os primeiros frutos a serem lançados à vida.
Aliny Clégia Trindade Silva
Boanergius Batista de Araújo
Carmem Luciano de Lima
Claudison Salústio Pereira
Elizinete Rodrigues de Souto
Fábio Medeiros de Azevedo
Ivan de Oliveira Lima Júnior
Izabel Cristina
Leonardo Dantas Marcolino
Sandra Fernanda Lima de Medeiros
Tárcyo Ponniev de Macedo Costa
Thiago Bennelle de Oliveira Trindade
Valéria Lima de Azevedo
Vanessa dos Santos Medeiros
Wanderson Bruno da Costa
Ryccelly Nóbrega Alves de Moura
Estes foram marcos importantes na história desta instituição que nasceu forjada no desejo de pais e parelhenses que lutaram bravamente pela sua constituição!
2.1 - A Escola Cooperativa de Parelhas no atual contexto.
“(...) terra de brava gente, terra de encantos mil, teu cenário é uma beleza que inspira a natureza no coração do Brasil (...)”
HINO DE PARELHAS. Graça Pereira / Djalma Rufino
Esta brava gente que reside neste chão não cruzou os braços frente aos desafios e no transcorrer da história tem buscado a melhoria dos seus serviços no que concerne à parte de recursos humanos na de estrutura física, e sobretudo na prestação dos serviços educacionais. A escola funciona em um prédio cedido pela Prefeitura Municipal e sua ampliação/melhoria vem acontecendo ano a ano com os esforços conjuntos entre a Cooperativa, a escola, os pais, associados e comunidade em geral.
A escola dispõe hoje de 1 sala para tesouraria, 1 sala para secretaria, 1 sala para apoio pedagógico, 1 sala de professores, 1 sala para diretoria, 2 banheiros para funcionários, sendo 1 masculino e 1 feminino, 13 salas de aula, 04 banheiros masculinos, 04 femininos para estudantes, 1 área para lazer, 1 sala de informática com 13 computadores acessados à INTERNET, 1 biblioteca, 1 depósito para instrumentos da Banda Marcial, 3 depósitos de materiais diversos, 1 cozinha e 1 quadra poliesportiva.
A escola conta com um quadro de funcionários assim distribuídos:
1 presidente da cooperativa, 1 vice-presidente, 1 diretor, 1 coordenador pedagógico, 1 secretária, 2 digitadores, 1 tesoureiro, 1 porteiro, 3 auxiliares de serviços gerais, 3 vigias, 1 bibliotecária, 1 professor de informática, 23 professores e 1 auxiliar de tesouraria.
Esta equipe atende a uma clientela composta por 318 alunos, distribuídos em 13 turmas, do 1º ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio, no horário de 7h às 12h 5min, havendo ainda 03 (três) aulas à tarde. Neste horário são realizadas outras atividades, dentre as quais, os ensaios do Coral COOEPAR, os ensaios da Banda Marcial e aulas de Educação Física e/ou treinos.
A manutenção da escola é feita com recursos da Cooperativa Educacional de Parelhas - COOEPAR, que angaria as mensalidades dos estudantes, além de realizar campanhas e/ou parcerias com pais e empresas para conseguir meios de construir, reformar ou adquirir bens materiais.
A gestão da escola é liderada pela equipe administrativa, sempre contando com a participação do presidente e vice-presidente da cooperativa, diretora e coordenadora da escola, além da participação dos demais membros quando são decisões que assim merecem ser. No tocante às decisões pertinentes as ações da cooperativa que por sua vez mantém a escola, realizam-se assembleias nas quais pautam-se, discutem-se e votam-se nas mesmas, chegando-se a um denominador coletivo.
Em suma, a gestão está assentada no teor filosófico-prático do cooperativismo, que revela-se como estratégia de sucesso no mundo atual, conforme nos afirma o presidente OCB (organização das Cooperativas Brasileiras):
“A importância das cooperativas para as comunidades onde elas atuam e para a sociedade brasileira como um todo é cada vez mais significativa, por se tratar de organizações de pessoas, baseadas na autogestão com a participação coletiva. São modelos de gestão profissional, inovação tecnológica, educação, responsabilidade social, preservação do meio ambiente, entre outros igualmente exemplares, que mostram a força sócio-econômica do cooperativismo no Brasil”.
(Márcio Lopes de Freitas. Presidente da OCB)
Sob este prisma é que pretendemos prosseguir com o nosso trabalho, sempre buscando construir a vida de forma mais oportuna à formação do homem.
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